Tribunal Russell sobre a Palestina: Sessão de Londres, Novembro de 2010

16-11-2010 01:05

A segunda sessão internacional do Tribunal Russell sobre a Palestina (T.R.P.) irá ter lugar em Londres, dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2010.

 

Esta sessão abordará a cumplicidade Empresarial Internacional com as violações por Israel do Direito Internacional dos Direitos Humanos, do Direito Internacional Humanitário e de Crimes de Guerra.

 

No quadro das responsabilidades e das obrigações das empresas face ao direito internacional, esta sessão analisará o comportamento de algumas delas em relação a diversas violações dos direitos do povo Palestiniano. O Tribunal procurará também denunciar o sistema que permite às empresas agir destas formas ilegítimas e responsabilizar os Estados e Organizações internacionais  por esses factos.

 

Durante esta sessão o júri ouvirá depoimentos e testemunhos sobre:

 

-Empresas que fornecem serviços tangíveis e infra-estrutura de apoio à colonização ilegal Israelita em territórios Palestinianos na Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental.

-Bancos e outras instituições financeiras internacionais que fornecem serviços financeiros à colonização ilegal e bancos Israelitas que fornecem serviços financeiros de apoio à colonização ilegal.

-Empresas internacionais que fabricam produtos nos colonatos e zonas industriais da Cisjordânia e empresas Israelitas que exportam produtos agrícolas e outros dos colonatos e destas zonas industriais.

-Empresas internacionais envolvidas na exportação de armas e infra-estruturas de guerra, ocupação, colonização e repressão nos Territórios Ocupados e também companhias Israelitas que exportam armas e instrumentos de repressão para o estrangeiro.

 

Tal como na sessão de Barcelona, nesta 2ª sessão do T.R.P. especialistas e testemunhas serão ouvidas pelo júri.

As empresas e companhias identificadas serão convidadas também a defenderem as suas posições antes do júri apresentar as conclusões numa conferencia de imprensa internacional.

 

As personalidades que confirmaram a sua participação no júri são:

 

Mairead Corrigan Maguire, Prémio Nobel da Paz Nobel 1976, Irlanda do Norte

 
John Dugard, Professor de Direto Internacional, Antigo Relator Especial sobre os Direitos Humanos nos Territórios Palestinianos, África do Sul


Ronald Kasrils, escritor e activista, África do Sul
Michael Mansfield, advogado, Presidente da Haldane Society of Socialist
Lawyers, Reino Unido


José Antonio Martin Pallin, juiz emérito, II Câmara do Supremo Tribunal, Espanha

 
Cynthia McKinney,  antigo membro do Congresso dos Estados Unidos e candidata presidencial do Partido Verde, Estados Unidos


Aminata Traoré,  autor e antigo ministro da Cultura do Mali, Mali

 

Alice Walker, poeta e escritor, Estados Unidos

 

No seguimento desta sessão, outra está prevista para 2011 na África do Sul a que se deverá seguir ainda uma nos Estados Unidos, também em 2011. O processo do Tribunal Russell sobre a Palestina terminará com uma sessão final internacional que fará o julgamento final global e recuperará as conclusões de cada sessão.